Revista Expressão Católica Julho-Dezembro 2013, V. 02, N. 02

A composição atual da Revista Expressão Católica, que recebe trabalhos de profissionais que atuam em diferentes áreas  de  nossa instituição e de autores de outras instituições, divide-se nas seguintes seções: Artigos Originais, onde se tem destacada a publicação de trabalhos de conclusão de curso, em sua maioria, desenvolvidos na região do sertão central; Artigos de Revisão, cujo principal objetivo é abordar temas que reúnem a experiência de autores locais com a atualização da literatura;  além de Relatos de Caso, onde a apresentação de casos selecionados serve para chamar a atenção para um determinado assunto.

Assim, teremos o prazer de ler 12 (doze) artigos bem diversos como Uma volta na escola, uma volta na vida: Vivências em psicologia, dos autores Santos, Lopes e Rocha (2013), que oferece como temática a utilização de instrumentais metodológicos para o psicólogo escolar, a partir da experiência de estágio profissionalizante, relatando as contribuições teórico-metodológicas que nortearam a prática e ofereceram suporte às ações e às intervenções; Ou o artigo de revisão intitulado O atletismo na perspectiva educacional, do prof. Andreyson e de seu orientando Leandro Sousa, que objetiva problematizar o atletismo no ambiente escolar e propor possibilidades pedagógicas para seu ensino. Nesta pesquisa propõe-se tratar o ensino do atletismo na escola, caracterizando-o pelo seu repertório de movimentos que são naturais ao ser humano, como correr, saltar e lançar, o que possibilita maior praticidade em sua aplicação pedagógica, apesar de estas possibilidades não serem consideradas no ambiente educacional. Ou, voltando-se para uma área bem mais específica, temos, dentre outros, o artigo Prevalência de maloclusão nas dentições decídua e mista de escolares e sua relação com hábitos bucais nocivos no município de Itapiúna – CE que aborda a Maloclusão, todos os desvios dos dentes e dos maxilares do alinhamento normal ocasionando problemas estéticos e funcionais. O objetivo desse trabalho foi verificar a prevalência de maloclusão e sua relação com hábitos bucais nas dentições decídua e mista de estudantes da zona urbana do município de Itapiúna-CE.

Conhecimento e sociedade se encontram, um alicerçando a outra. Esta coexistência está presente nos doze (12) artigos aqui publicados na área da Educação, das Ciências Sociais e Aplicadas, das Ciências Humanas e da Saúde.

Com a seleção destes artigos apresentada, temos a certeza de levar para os nossos leitores trabalhos de excelente qualidade. Entretanto, isso não seria possível sem a ajuda do nosso excelente corpo de examinadores. Não podemos deixar de agradecer a este grupo de profissionais de comprovada capacidade. Continuamos sempre contando com a colaboração de vocês, dos acadêmicos e professores para que tenhamos a possibilidade de continuar a publicar artigos de elevada relevância. Portanto, nada melhor do que um veículo que estabeleça a comunicação permanente e duradoura entre professores, acadêmicos e comunidades.

Agradecemos a todos os autores que submeteram seus trabalhos para este número e a todas as pessoas que colaboram com a Revista Expressão Católica. Desejamos a todos uma ótima leitura!