Revista Expressão Católica Julho-Dezembro 2012, V. 01, N. 02

Revista FCRS
Editorial

Este é o segundo número da Revista Científica Expressão Católica, uma iniciativa ao fomento da pesquisa e do desenvolvimento da autoria de pensamento dos alunos e professores da FCRS e da comunidade científica. Pensada e idealizada com o intuito de compartilhar discussões e pesquisas, o objetivo desta publicação é ampliar espaços de interlocução e saberes acadêmicos, nos quais cursos pertencentes às áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas além das Ciências da Saúde são campos disciplinares de atenção, privilegiando as áreas de estudos em que a atuação da FCRS é presente desde sua institucionalização.

No contexto da área da Saúde, trazemos neste número, dois relatos de experiências: um do estágio profissionalizante em clínica para adultos da Faculdade Católica de Quixadá quanto à apreensão do método da Versão de Sentido, além de outro relato de experiência do estágio supervisionado em Psicologia da Saúde no Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso (HMEB), situado em Quixadá – CE, abordando a conceituação e a função que a Psicologia da Saúde ocupa no contexto hospitalar, bem como a experiência do trabalho realizado com idosos hospitalizados. Nesse estudo, verificou-se, empiricamente, que os idosos constituem a maioria dos pacientes internados na unidade de saúde, exigindo com isso um preparo e uma atuação voltada mais especificamente para as suas necessidades não só no âmbito físico, mas também psicológico.

Temos, também, realizado por alunos e professores do curso de Farmácia, um estudo que avalia a automedicação em uma farmácia comunitária no município de Solonópole-CE, através da aplicação de um questionário, onde foram pesquisados os medicamentos mais vendidos sem prescrição médica, no período de abril de 2010.

O controle inadequado do diabetes mellitus ocasiona uma série de complicações agudas e crônicas que podem ser evitadas através do acompanhamento pela equipe de saúde e, principalmente, pela participação ativa do paciente no seu tratamento diário. Dessa forma, o estudo de Diógenes et al.(2011)“Competência para o autocuidado em pacientes portadores de Diabetes Mellitus” teve o objetivo de investigar a competência para o autocuidado entre 24 pacientes com diabetes mellitus de Quixadá-CE.

Já no que tange à odontologia, a revista apresenta um relato de caso clínico; “Tratamento de fistula bucossinusal com o corpo adiposo bucal – um relato de caso”

No campo da Educação, duas contribuições: Farias el al. (2011  ) , na pesquisa “Entre o mercado de trabalho e a formação humana: examinando criticamente a proposta de Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará”, financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) discute, com base no discurso da empregabilidade, que propala uma formação específica para o desempenho acrítico de um ofício como garantia de um emprego, qual o papel que o ensino médio profissionalizante tem prestado ao formar mão de obra, especificamente, para o mercado de trabalho;O segundo, “ Gestão da educação: reflexões sobre a instituição de ensino superior confessional”, de Vieira e Tahim(2012) refletem sobre as técnicas e práticas de gestão que geram benefícios e proporcionam melhoras para a qualidade e a produtividade da oferta dos serviços educacionais, a partir da reflexão sobre a avaliação externa promovida pelas políticas atuais. 

Na área de Ciências Sociais Aplicadas, destacamos três artigos. O primeiro, mais abrangente, “O Trabalho Decente: contexto, virtualidades, limites e possibilidades”, onde Bernal (2012) nos apresenta uma análise da situação de crise econômica que vem afetando as economias nacionais e o mercado global nas últimas duas décadas, e após realizar  uma avaliação ética do conceito de “Trabalho Decente” assim como uma análise crítica do papel exercido neste campo pelos atores clássicos – empresas, sindicatos e governos –o autor conclui, com um exame das possibilidades reais e as consequências práticas que resultam da adoção desse conceito, indicando a maneira como as novas tecnologias da comunicação podem lhe fornecer – mediante o empoderamento dos cidadãos e a potencialização dos instrumentos de diálogo –um significativo impulso.

Os outros dois trabalhos realizados por alunos e professores do curso de Administração de Empresas realizam pesquisas pontuais, como o artigo “A Cadeia Produtiva da pesca artesanal no município de Banabuiú – Ce” ,onde a atividade pesqueira artesanal destaca-se como uma importante atividade econômica, gerando renda, ocupando a mão-de-obra e ofertando alimento saudável para a população, em especial, para as comunidades rurais localizadas às margens dos grandes reservatórios. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar o estágio de desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca artesanal no referido município; Já o segundo trabalho intitulado “Sustentabilidade e desenvolvimento local: o caso da cooperativa Ó-limpo” preocupou-se em, diante da crescente importância da preservação ambiental e da incessante busca da sustentabilidade e desenvolvimento social, tema que tem mobilizado as atuais gerações, destacar a importância o trabalho da cooperativa Ó-Limpo, ao promover uma experiência de reciclagem do óleo de cozinha usado, no Município de Quixadá. Esse artigo, assim, explora a importância desta experiência, ao se analisar as estratégias de abertura de estações coletoras e de programas de apoio aos associados.

No campo do Direito, O Prof. Vasconcelos (2012) aborda a questão do contrato preliminar com seu artigo “Contrato Preliminar é Obrigação Acessória?”.O Contrato Preliminar tem a mesma natureza jurídica de uma obrigação Acessória? Seria ele um Contrato Acessório? Um contrato teria sua existência funcional dependente de seu Fim (retratação patrimonial das partes)? Definido pela maioria da doutrina em sua natureza como um contrato acessório, neste artigo, busca-se explorar e explicar  outra “faceta” deste instituto que subjuga tal acessoriedade, utilizando-se para tal mister de um método de estudo comparativo – comprobatório  dos requisitos que preenchem o caráter de ser acessório de um principal.

Referindo-se à Filosofia, Chagas (2012), em seu artigo, explicita o tema da filosofia de Emmanuel Lévinas no que tange aos temas da alteridade e da responsabilidade, discorrendo sobre o pensamento desse filósofo fascinante e irrequieto pela alteridade responsável.

Outros trabalhos, além destes citados, também se encontram disponíveis neste segundo número de nossa edição para deleite de todos nós. Fica a encargo de vocês, leitores, fazerem suas observações.

Uma sociedade científica deve ser composta por professores e profissionais de todos os setores refletindo as diferenças existentes. Nesta revista científica, assim, os artigos publicados são o reflexo do pensamento de acadêmicos ou mesmo de professores pesquisadores que escrevem tradicionalmente para expor suas recentes descobertas ou reflexões. Somente dessa maneira teremos um retrato verdadeiro, seja ele bom ou ruim, do que uma determinada profissão desenvolve.

Logo, a Revista Expressão Católica apenas expõe esse retrato, mostrando o grau de maturidade, o grau de conhecimento de seus acadêmicos e pesquisadores.

A equipe de profissionais da FCRS e do Conselho Editorial fica feliz com mais este número publicado e continuamos a contar com a participação e divulgação de nossos leitores, de alunos, professores e pesquisadores colaboradores, além da comunidade acadêmica em geral.

A Revista Expressão Católica cresce e se afirma no cenário da produção e divulgação do conhecimento em nosso tempo com estas parceiras.

Saúde e paz para todos e até nossa próxima edição.

 

Prof. L. D. Manoel Messias de Sousa
Diretor Geral